Regina Pessoa

2013

Realizadora Convidada

Exposição de trabalhos desenvolvidos no ambito da criação de diversos filmes realizados pela autora, que permitem conhecer o percurso e a imagética do seu universo artístico.

Bio

“Cresci no campo, numa aldeia perto de Coimbra e, até aos 17 anos, o meu universo era rural. Não tínhamos televisão, o que na altura parecia triste e uma grande maçada. Mas hoje, reflectindo bem, acho que isso me ajudou… Nos tempos livres pensávamos, líamos, ouvíamos os mais velhos contarem histórias e imaginávamos o que não podíamos ver. Mas sobretudo, desenhávamos muito. O meu tio encorajava-nos, desenhando nas paredes de cal e nas portas da casa da minha avó, com carvão da fogueira. O desenharmos assim pelas paredes incentivados por um adulto, dava-nos uma grande sensação de liberdade, porque se, por um lado não tínhamos papel nem lápis, não faltavam paredes, portas e carvão. Talvez isso tenha ficado gravado no meu inconsciente porque, muito tempo depois, já vou no filme que faço em gravura…”

Biofilmografia

Nasce em Coimbra (Portugal) em 1969. Licenciada em Pintura, na Escola de Belas Artes da Universidade do Porto, 1998. Em 1992 começa a trabalhar no Filmógrafo – Estúdio de Cinema de Animação do Porto, como animadora em vários filmes de Abi Feijó. À partir de 1996 começa a realizar e animar os seus próprios filmes, entre os quais uma trilogia dedicada ao tema da infância: “A Noite”, “Historia Trágica Com Final Feliz” e “Kali, o pequeno Vampiro”.

Os seus filmes foram distinguidos com mais de 70 prémios e distinções através do mundo, entre os quais: Grand-Prix Annecy 2006; Grand Prix du Jury South by Southwest, 2007; nomination Cartoon d’Or 2006; Oscars Short-list 2007; Hiroshina Prize 2012; 1st Prize Animated Short Film, CHICAGO INTERNATIONAL CHILDREN’S FILM FESTIVAL – USA; The Golden Gate Award for Best Animation Short – 56th SAN FRANCISCO INT. FILM FESTIVAL – USA; nomeação para os Annie Awards 2013, etc.