Dr. Urânio

2023

Santuário da Nossa Senhora da Abadia

Entre as árvores frondosas, o chilreio das aves e o murmúrio do ribeiro local, ergue-se o Santuário da Nossa Senhora da Abadia. No largo fronteiro encontram-se o cruzeiro e dois edifícios: o da casa das ofertas dos romeiros e o dos antigos quartéis onde outrora os peregrinos pernoitavam. Aqui, Ruca Bourbon imergiu no fantástico, vivendo uma possibilidade de utopia como se dela desde sempre fizesse parte. Através do mapeamento e recolha de informação escrita, oral e de materiais encontrados, construiu uma instalação capaz de nos projetar para um espaço de porosidade entre realidade e ficção. 

Ver instalação digital

2013

Untitled

Dr. Urânio apresentar-nos um trabalho cenográfico, que nos projecta para o mundo da ficção cientifica. O espectador poderá acompanhar os sonhos ou imagens mentais de uma personagem criada, um ser humano em estado vegetativo que poderia ser qualquer um de nós.

2015

Talk on animation cinema

O realizador e artista plástico Dr. Urânio foi convidado a partilhar o seu processo criativo com a comunidade local e o público em geral, revelando as relações que o cinema de animação estabelece com outras disciplinas artísticas e que ajudam a compreender os novos caminhos do cinema de animação. 

Bio

Bio

Rui Bourbon nasceu na Povoa de Varzim e apresenta-se no Encontrarte sob o pseudónimo de Dr. Urânio. Deambulando entre realidades paralelas na boémia portuense, Dr. Urânio apresenta-nos desde 1999 uma serie de exposições e eventos que questionam a produção e autoria artistica.
Colocando-se no limiar entre o sarcasmo e a crença numa realidade sobrenatural repleta de seres extraordinários, oferece-nos uma alternativa ao comodismo visual de um mundo dito objectivo. Em Março de 2003 integra a cooperativa cultural " O virgem negra", onde desenvolve trabalho de psicogeografia e em Novembro de 2006 lança on-line o projecto hirudroid.blogspot.com, um espaço de informação e investigação de universos ficcionais e mundos virtuais.
Entre várias exposições que nos apresentou salienta-se em Março de 2002  o seu trabalho intitulado "Boa Esperança", apresentado numa tasca nocturna, suficientemente mal afamada para ter direito á fama na cidade do Porto, e em 2012 "Cronovisões, Ex- votos para o Futuro", em Lisboa.