Jose Simoes

2011

22M

“Landscape photography (long play version with sound) project. At Costa-Nova, beach, Aveiro, Portugal. Studies for a project with the principal idea is the landscape photography as a film.”

22M, é um work in progress do projeto desenvolvido em Barrabés (Vielha, Pirinéus Catalanes) em 2009, como resposta à de Fotografia de Paisagem, leccionada por Enrique Carbó, do Mestrado de Desenho Urbano: Arte, Cidade, Sociedade da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona.

22M, é o primeiro estudo, é o primeiro rascunho de algo que está em processo de construção visual e performativa. O impulso surge da necessidade de captar o momento, uma escolha consciente/inconsciente do lugar, por vezes de um acaso mediante condições climatéricas, etc.

Captar a paisagem durante dois minutos para depois estende-la a um ponto em que a imagem captada em movimento se torne excessivamente lenta ao ponto de se tornar quase uma imagem fotográfica.

Influências como Michael Snow (Condensation – A Cove Story, 2008; La Région Centrale, 1971) e Bill Viola (Reflecting Pool, 1977), estão presentes na captura e conceito neste vídeo.

Bio

Nasce em Moçambique, Beira um ano e quarto dias depois da Revolução dos Cravos. Graduado em Artes Plásticas – Escultura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Matriculado no Mestrado Desenho Urbano: Arte, Cidade, Sociedade na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona, Espanha.

Participa em residências artísticas em Benevento (Itália); Barcelona (Espanha) e Den Bosch (Holanda), sobre temáticas como Environment, Youth Work e Arte Ativismo (video work). 

Barrabés – Vídeo Documentário Experimental, sobre Paisagem presente nos arquivos e na 4ª competição Instantes de Paisagem 2010, no instituto CDAN – Centro de Arte y Naturaleza, Huesca, Barcelona – Espanha e no 5º festival Internacional de Cinema de Montanha Shh – Ushuaia, Tierra del Fuego, Patagonia, Argentina.

Projeto experimental de vídeo arte - PIM, PAM - com projeções no Bronx (Nova Iorque), Buenos Aires (Argentina), Plovdiv (Bulgária), Berlim (Alemanha), Barcelona (Espanha), Timisoara (Roménia).

Neste momento grande parte do tempo é dedicado à vídeo arte, onde desenvolve projetos relacionados com as ciências antropológicas, psicológicas culturais e sociais, bem como à coleta de significados.